Iguatemi Fortaleza

Buscando por:

Guia completo para fazer uma combinação de cores incrível em sua casa!

Engana-se quem acredita que a combinação de cores está restrita ao mundo da moda ou da publicidade. Ao entrar em um ambiente desconhecido, em quais aspectos você repara primeiro? Consegue perceber quais cores deixam você mais à vontade ou quais deixam em estado de alerta, agitado?

Sim, as cores têm esse poder. Não é à toa que elas são consideradas antes de criar o símbolo de uma marca. No âmbito da decoração são dezenas de opções que, quando combinadas de forma estratégica, podem criar uma atmosfera especial para aquele lugar. Se você tem pesquisado sobre o assunto, a fim de decorar ou redecorar as paredes da sua casa, aproveite este artigo.

O que é combinação de cores?

A combinação de cores é mais um recurso de decoração. Não há uma ciência exata que dite como elas devem ser associadas, mas há técnicas que garantem sua boa aplicação. Essas técnicas podem considerar não apenas o círculo cromático, que será exposto a seguir, mas as preferências do cliente e a psicologia das cores.

Ainda que não percebamos diretamente, a luz, as cores e a organização de um ambiente influenciam no humor de quem o frequenta. Esse assunto é tão relevante que se tornou o tema do livro de uma alemã chamada Eva Heller. Ela conversou com milhares de pessoas sobre como as cores influenciam em nossos sentimentos, desde a terapia cromática até a forma que essa percepção reflete nossa linguagem e pensamento.

Cada interpretação é pessoal. Se usarmos o branco, por exemplo, alguns podem afirmar que o ambiente se torna, além de mais espaçoso, mais sereno e limpo. Outros acreditam que esse tom traz frieza para o espaço, preferindo não passar muito tempo nele, pela sensação de desconforto causada. Assim, percebemos que cada nuance tem suas próprias características.

Quais são as características das cores?

Criado pelo físico Isaac Newton, no século XVII, o círculo cromático é uma representação de como as cores são visualizadas pelo olho humano. Nele, encontramos 12 opções, dispostas em formato de pizza, que se combinam entre si. São três primárias, três secundárias e seis terciárias.

Você pode se perguntar por que a quantidade de cores é tão reduzida… Não se pode confundir cores com tons! Esse segundo grupo nasce a partir do primeiro e ele, sim, tem uma infinidade de opções. Por isso, ao analisar um catálogo de tintas para pintar a fachada da sua casa, pode se tornar tão difícil tomar uma decisão. Por outro lado, o conhecimento do círculo cromático e de como as cores conversam entre si podem ajudar nessa tarefa.

Cores primárias

As cores primárias são azul ciano, vermelho e amarelo. Sua tonalidade forte pode trazer um ar mais alegre e vibrante a qualquer ambiente. O amarelo, por exemplo, promove uma ideia de poder e otimismo e é bastante indicado para espaços com pouca luminosidade. Sua intensidade não agrada a todos, por isso, cuidado com o excesso para não causar um desconforto visual.

O vermelho tem a ver com confiança, agilidade e impulso. Pare para pensar: quantas marcas de fast-food não abrem mão desse tom em seus símbolos? No marketing, ele tem tudo a ver com consumo (e funciona, sim) e pode influenciar o processo de tomada de decisão, ainda que não seja predominante em um ambiente.

O azul é uma das cores preferidas na hora de decorar. Sua infinidade de tons, geralmente, desperta segurança e positividade. Combinado com o amarelo, ele pode proporcionar mais intensidade e também mais contraste, deixando o lugar mais bonito e convidativo.

Cores secundárias

As cores secundárias são: violeta, laranja e verde. Como você pode notar, trata-se de misturas das cores primárias. A junção do vermelho com o azul dá luz o violeta (ou roxo; ou mesmo lilás, dependendo do tom das cores misturadas). A do amarelo com vermelho dá origem ao laranja. Por fim, a do azul com amarelo se transforma no verde. Essas combinações simples são ensinadas ainda na escola: quem nunca se surpreendeu ao pintar esses tons com lápis de cor?

Na decoração, o verde é um dos tons preferidos, pela sensação de bem-estar que ele proporciona. Hoje, isso se percebe não apenas pelas cores das paredes ou dos móveis, mas das plantas que, principalmente com a quarentena ocasionada pela pandemia, caiu no gosto (e no lar) de muitos brasileiros. Um dos motivos para isso é a ideia de contato com a natureza, perdida com o isolamento social.

Além disso, o cultivo de plantas dentro de casa também influencia no estresse e na ansiedade, contribuindo positivamente para amenizar esses problemas — e a cor delas têm tudo a ver com isso, sabia? O efeito visual é terapêutico e complementa a decoração.

Quanto ao violeta, apesar de muitos o considerarem um tom forte, ele é muito usado em ambientes que desejam passar uma ideia de calma e suavidade, como estúdios de yoga. Seu uso se associa à sensação de conforto e autenticidade. Já o laranja, assim como o amarelo, é vibrante, solar e serve até para aumentar o apetite (já pensou em usá-lo na sua cozinha?). Essa tonalidade é capaz de deixar o espaço mais divertido e leve, mas segue a mesma recomendação do seu par: sem excessos.

Cores terciárias

As cores terciárias são aquelas formadas pela combinação das cores primárias com as secundárias e se apresentam em seis:

  • vermelho-arroxeado (composto pelo vermelho e violeta/roxo);
  • vermelho-alaranjado (composto pelo vermelho e laranja);
  • amarelo-alaranjado (composto pelo amarelo e laranja);
  • amarelo-esverdeado (composto pelo amarelo e verde);
  • azul-esverdeado (composto pelo azul e verde);
  • azul-arroxeado (composto pelo azul e violeta/roxo).

Além dessas cores, há ainda as quentes, frias e neutras, mas essa classificação já considera os tons, isto é, as variações que as tonalidades descritas acima podem originar. Há também as análogas, opostas-complementares e as monocromáticas, que são formadas de acordo com a análise do círculo cromático.

Entenda melhor a seguir!

Cores análogas

Para entender o conceito das cores análogas, é preciso olhar o círculo cromático de perto, porque esse termo se refere às cores que são vizinhas umas das outras. Por exemplo, o laranja é análogo ao vermelho e ao amarelo, ou seja, na representação do círculo, ele está posicionado entre essas cores.

De 2016 para cá, tem se falado bastante sobre essa tendência não apenas na decoração, mas na moda. Elas são harmonizadas de uma forma divertida, como o vermelho combinado ao rosa e o azul combinado ao roxo. Quem se interessa por esse tipo de combinação exige autenticidade, criatividade e ousadia.

Cores opostas-complementares

Se as cores análogas são as que estão uma ao lado da outra, fica fácil entender quais são as opostas-complementares, não é? São justamente as se que opõem, dentro do círculo cromático. Sua premissa é de que uma cor primária, como o vermelho, é oposta e complementar a uma cor secundária, como é verde (que é a junção do amarelo e azul).

Ficou confuso? Vamos explicar melhor. No círculo, essas duas cores se opõem, por isso, são chamadas de opostas. Já o termo “complementar” se refere à sua combinação, já que, quando unidas, elas se tornam exatamente a mistura das três cores primárias.

Se ficou difícil imaginar essa combinação, basta lembrar de uma das épocas mais especiais do ano: o Natal. Quais são as cores predominantes? Isso mesmo, o verde e o vermelho. Naturalmente, outros tons, como o dourado e o branco, também participam, mas a mistura do verde com o vermelho é simbólica e natural. Na decoração, é capaz de dar um toque de elegância a qualquer ambiente.

Cores monocromáticas

Por fim, as cores monocromáticas se referem à variação de uma mesma cor. Lembra daquela escala, que começa no branco e termina no preto, com diversas variações no meio (de uma cor qualquer)? Essas tonalidades diversas são justamente as monocromáticas.

Assim como as análogas, essa tendência está em evidência na moda. É muito fácil e prático combinar tons de uma mesma origem e isso dá ao look uma pegada mais sofisticada e fashionista. Na decoração, é uma forma de trabalhar o contraste de claro e escuro.

Quais cores são tendência no momento?

No fim do ano, várias empresas nacionais e internacionais de decoração, design de interiores e do ramo da moda costumam fazer pesquisas para identificar o que vai ser tendência no ano seguinte. Uma delas, a WGSN, especialista em tendências de consumo, destacou as que seriam mais vistas em 2021.

Confira a lista a seguir!

Tons terrosos

É impossível não ter ouvido falar sobre os tons terrosos. Tanto na moda como na decoração e pintura de paredes, eles refletem uma ideia de elegância e simplicidade, assim como reforçam o contato com a natureza. Alguns tons dessa tendência são o bege e o marrom. Trata-se de uma combinação perfeita para ambientes tranquilos, que desejem representar estabilidade.

Verde

Com a mesma premissa natural, o verde está mais presente que nunca, especialmente nos tons mais escuros, que o conferem, inclusive, um tom futurista e contemporâneo. Sua versatilidade e beleza o permite agradar em diversos ambientes, desde os residenciais aos corporativos.

Vermelho

Mais uma cor primária! Nem todo mundo consegue imaginar o vermelho na decoração… De fato, devido à sua forte tonalidade, há um tabu por trás de seu uso. Contudo, veja isso como uma oportunidade de ser autêntico e criativo! O vermelho estimula o ânimo e a paixão, proporcionando um lugar — e uma experiência — marcante.

Azul

Como já foi mencionado, essa cor promove o bem-estar e a paz, bastante necessárias nos últimos meses. Também, em consequência das emoções trazidas por 2020, esse tom continua em alta, sendo associado à natureza — como o azul da cor do mar — e a tecnologia.

Cinza

As paredes de cimento queimado são presença certa nas páginas de decoração, não é? E o cinza segue quase unânime nas escolhas de decoração e pintura. Sua sobriedade confere equilíbrio e tranquilidade para o lugar, além de representar o estilo minimalista, igualmente famoso nos sites especializados em design de interiores.

Como fazer a combinação de cores na decoração?

Agora que você conhece tudo sobre as cores e quais são as tendências mais modernas para aplicá-las na sua decoração, que tal começar a combiná-las? Veja o que considerar para não errar nessa tarefa.

Acompanhe!

Ambiente

Alguns tons são mais usados na sala, outros nos banheiros, outros na área externa e, assim, sucessivamente. Naturalmente, quando se leva a psicologia das cores a sério, compreende-se que as tonalidades despertam sensações e percepções diferentes em cada pessoa — e isso pode ser considerado antes de pintar as paredes.

Não encare essa dica como algo restritivo — mudar a decoração da casa é uma oportunidade de imprimir seus gostos e sua imaginação no próprio lar. Entretanto, se deseja seguir uma linha, dê preferência a tons mais frios nos quartos e use os mais quentes em ambientes abertos, como a sala.

Combinação

Se você pode contar com um especialista — como um designer de interiores, essa é a hora de contratá-lo para auxiliar a compor as combinações. Não porque seja uma tarefa impossível de fazer sozinho, mas porque um profissional tem uma ampla expertise nesse processo e vai torná-lo mais prático para você!

Além disso, essa ajuda pode ser um encorajamento para ser ousado! Analisando o círculo cromático, algumas cores parecem não combinar entre si, mas essa concepção pode mudar completamente após uni-las em um ambiente. Pense em cada espaço com calma, avaliando todas as suas opções.

Fachada

Caso também planeje colorir a fachada, entenda que ela não precisa combinar com o restante da casa — a não ser que você queira. Por outro lado, essa parte externa pode combinar com a própria área externa: as janelas, a porta, a vizinhança… Busque boas referências e analise de acordo com o que você mais gosta e imagina ver representado nesse local.

Tons neutros

Lembra das cores monocromáticas e como elas sempre parecem conversar entre si, como o branco, o cinza e o preto? Por isso, elas são uma aposta certa quando o tema é decoração. Seu ar minimalista e elegante leva muitos a optar por elas — quem sabe você é um deles? Uma das vantagens de misturar tons neutros é que não tem como errar. Eles são bem-vindos não só nas paredes, mas nos itens de decoração, porque têm grande facilidade de combinar com outras cores, mesmo as mais quentes.

Quais cores são as mais indicadas para cada cômodo da casa?

A psicologia das cores é muito útil antes de decidir a cor de cada cômodo. Para facilitar suas decisões, você pode considerá-la e fugir do tradicional. Nesse tópico selecionamos alguns tons que “casam” com cada ambiente. Esperamos que essas ideias ajudem você!

Sala

Geralmente, a sala é o primeiro cômodo que se visita ao chegar em casa. O ideal é que ela carregue um ar de beleza e tranquilidade ao mesmo tempo, reforçando a ideia de lar. Uma opção é o pedra esculpida, um tom de bege eleito pela Coral como a cor do ano 2021. Com leveza e neutralidade, essa tonalidade pode ser combinada a cores mais fortes, em um contraste nas próprias paredes ou na parte da mobília, caso você queira dar destaque a alguma parte do cômodo.

Quarto

O campeão segue sendo o azul, para pintar os quartos, mesmo os infantis. Já foi comprovado que o tom favorece o sono, já que proporciona tranquilidade e calma. Claro, isso varia de acordo com o tom que se opta por empregar: quanto mais claro, mais se associa a um ambiente sereno. Se você tem dificuldade para dormir, quem sabe a mudança não é uma boa ideia?

Banheiro

Para quem conhece as técnicas de feng shui, esse momento pode ser um pouco delicado… Trata-se de uma técnica chinesa que visa melhorar a energia de um ambiente por meio da sua harmonização. Segundo ela, o banheiro pode ser responsável por drenar boas energias da casa. Considerando isso, o ideal é que ele seja estampado por uma cor clara ou pastel, como o manteiga de cacau, escolhido pela Eucatex como a cor de 2021. É uma maneira de deixar o lugar mais leve e mais moderno.

Cozinha

Lembra de quando falamos que cores como o vermelho e o amarelo são presença certa na simbologia dos restaurantes? Você pode se valer da mesma premissa para a cozinha da sua residência. São cores vibrantes e alegres, ideais para estimular a criatividade na hora de montar um cardápio para a família.

Área externa

Como já foi mencionado, a cor a ser usada na área externa não necessariamente precisa se relacionar com as escolhidas para o interior da casa. Os preferidos para essa parte são os tons neutros ou terrosos, como o cinza. A Sherwin-Williams escolheu o bronze conectado para ser a cor de 2021. A versatilidade desse tom permite que ele se adéque a qualquer espaço. Seu uso traz uma sensação de calma e reflexão, deixando a atmosfera mais suave e contemporânea.

Quais são os benefícios de ter uma boa combinação de cores na casa?

As cores são responsáveis por renovar qualquer ambiente e, como prova sua psicologia, também são capazes de atrair boas energias, influenciar em decisões, acalmar e muito mais. Esses e outros motivos as tornam relevantes na hora de repensar a decoração de uma casa.

Estética

Uma boa combinação de cores torna o ambiente mais sofisticado e chamativo. Cores mais claras combinadas a outras mais escuras podem disfarçar a ausência de móveis ou destacar alguma parte específica de um cômodo.

Bem-estar

Assim como a luminosidade é fundamental em um espaço, as cores podem proporcionar mais vida e brilho a um lugar: só depende das escolhas certas. A sensação de bem-estar, geralmente, é estimulada por cores frias, como o branco e o azul. Quem mora em locais urbanos pode preferir esses tons justamente para haver um contraste entre a parte externa e a interna.

Valorização do imóvel

Algumas cores mexem com a impressão de espaço de um local, fazendo com que ele pareça maior ou menor. Naturalmente, durante o processo de venda ou aluguel de um imóvel, suas reais medidas devem ser passadas ao interessado, mas o jogo de cores usados nas paredes podem funcionar como uma vantagem.

Cores claras, como palha e amarelo, reforçam essa ideia. Em ambientes menores, elas fazem sucesso, principalmente quando são combinadas com as tonalidades dos móveis. Essa dica também é válida na hora de considerar o desgaste da pintura de áreas como a fachada, por exemplo. Quando tons mais escuros são usados, o desgaste é mais aparente e pode prejudicar o processo de venda. Isso deve ser relevante na hora de escolher as tintas? Você decide!

Onde encontrar tintas de qualidade para a sua casa?

Já decidiu quais serão as novas cores do seu lar? Maravilha! Então, chegou a hora de colocar a mão na massa e procurar quais opções mais se adéquam ao seu bolso. Assim como em qualquer compra, é importante pesquisar bem onde investir, assim como as condições de pagamento e qualidade do produto desejado.

Próximo ao Iguatemi Fortaleza, tem a loja Leroy Merlin, com dezenas de opções de marcas de tintas e demais acessórios necessários ao processo de pintura. Lá também tem uma seção específica de decoração, que pode auxiliar você na escolha de novos móveis e acessórios que deseje trocar — já considerando a nova roupagem da casa.

Outra loja especializada é a Acal Home Center, que conta com um numeroso acervo de tintas, pisos, revestimentos e tudo o mais que o seu imóvel precisar para uma mudança ou reparo. A marca conta com vários endereços pela cidade, inclusive, um na Av. Washington Soares, na mesma rua do Shopping Iguatemi.

Mudar as cores de casa é uma forma de repaginar seu lar e deixá-lo com a sua cara. Imprimir em cada ambiente seus gostos e preferências, tornando-o mais aconchegante e bonito. Aproveite nossas dicas sobre combinação de cores dada neste artigo e, se desejar, alie-as à técnica de feng shui! É uma ótima maneira de atrair boas energias e melhorar o espaço.

Nosso conteúdo sobre foi útil para você? Siga o Shopping Iguatemi no Facebook e no Instagram!

Compartilhe: